Notícias


Porque a Taxa Selic influencia o mercado de imóveis

Taxas de Financiamento Imobiliário

Publicado em 10 de Agosto de 2020 às 10:59 AM

O que é taxa SELIC e como ela influencia na compra do seu apartamento?
A taxa é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais.
Um estudo recente publicado pelo portal InfoMoney, apontou que “99,4% dos brasileiros não conhecem o conceito de juros compostos e que mais da metade desses não têm a verdadeira compreensão do que seja uma taxa de juros". Diante desse número preocupante, não é difícil supor que grande parte dos que lerão esse artigo, incluindo você, podem fazer parte desta estatística.

Mas, não se julgue, apesar de já estarmos condicionados a correr atrás de todo e qualquer tipo de informação na internet, sem uma base, é comprovadamente mais difícil. Não é à toa que já existem projetos de lei que visam a inserção da economia como matéria regular em escolas brasileiras assim como existe em países como Reino Unido e Estados Unidos.

É claro que estar atrás dos países chamados “primeiro mundo” não é mais uma novidade, mas, o verdadeiro impacto dessa falta de conhecimento e consequentemente desses números está no quão isso irá influenciar na gestão de suas finanças e tratando exclusivamente do assunto deste artigo, na compra do seu imóvel - e é aí que entra a Selic.

O que é Taxa Selic?
De forma resumida, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam. A taxa é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais.

 

 

 
Como é determinada a Taxa Selic?
A Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne dois dias seguidos, num total de 8 anuais para definir os rumos da economia.  

As vias de regra, aumentar a taxa básica de juros é a alternativa do governo para frear a inflação - como costuma dizer o Engenheiro, Economista e também colunista Luiz Mendonça de Barros -  “O aumento da taxa básica é o chá amargo para curar a economia”.

Com o aumento dos juros, as pessoas tendem a comprar menos e com isso, o mercado é obrigado a diminuir os preços para não comprometer o consumo.

Ao mesmo tempo, a redução da Selic, é utilizada também para impulsionar o consumo, e aquecer a economia, pois, é mais interessante aplicar o dinheiro em produção do que deixá-lo parado nos bancos, rendendo à uma taxa baixa.

Como a Selic influencia na hora de comprar um imóvel?
Com o aumento da taxa, ainda que com a redução dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor dos financiamentos.  Por exemplo, se a Taxa Selic passar de 10% para 12%,  a taxa de financiamento também aumentará.

Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel é muito sensível ao crédito, assim, com um possível aumento, menos pessoas estarão dispostas ou aptas a financiar, o que diminui a procura, e desacelera o preço dos mesmos.

Do contrário, caso da Selic caia de 10% para 8%, por exemplo, haverá consequentemente, uma queda na taxa de financiamento, o que ampliará as chances de adquirir um imóvel, aquecendo a procura. Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento poderá haver uma valorização dos bens.

 

Leia mais: Investir em imóveis ainda é alternativa segura na crise do Coronavírus

 

E se eu comprar à vista ou quiser apenas investir?
Bom, se você entendeu tudo até aqui, deve ter constatado que o aumento da Taxa Selic pode ser um cenário favorável a possíveis investidores e para quem pretende comprar à vista . Com a taxa de juros alta, os empréstimos e financiamentos ficarão com taxas maiores, ao mesmo tempo que a mesma taxa elevada poderá resultar em uma possível redução de preços por parte dos proprietários e até mesmo de construtoras para estimular as vendas, assim, aumentam as chances de encontrar oportunidades com preço bastante atrativo caso opte por pagar à vista ou mesmo fazer um bom negócio.

[Leia mais] "Financiar ou pagar à vista? Confira a melhor opção para você!".
Qual o cenário atual da Taxa Selic?
 

Há mais de um ano, o Banco Central tem reduzido a taxa básica de juros do país. Agora em agosto de 2020, o Copom baixou a taxa Selic para o menor patamar histórico, a taxa básica de juros da economia passou para 2% ao ano. Aliado a queda recente da taxa de juros do financiamento habitacional, e a maior atratividade da caderneta de poupança, que é a maior captadora de recursos para o financiamento habitacional.

O conjunto dessas ações irá gerar um aumento da procura por imóveis, e alavancar uma possível valorização do preço. Portanto se você procura uma boa oportunidade de compra e  pretende aproveitar a recente queda nos preços, o momento econômico é extremamente favorável tanto para compra à vista ou financiado.

 

Fonte: Blog da Casa Mineira

Voltar