Porque a Taxa Selic influencia o mercado de imóveis
Publicado em 10 de Agosto de 2020 às 10:59 AM
A Taxa Selic é a referencia para todos os juros que vemos; Cartão de crédito, Cheque especial, financiamentos entre outros.
Quanto mais baixa ela for, menores também serão as taxas de financiamento imobiliário e consequentemente menores serão os juros da poupança e renda fixa.
Isso é, se voce tem valores aplicados, será que não vale a pena adquirir um imóvel e ter no aluguel um rendimento maior do que tens nas aplicações que possui? É uma conta a fazer, pois ter a oportunidade de comprar um bom imóvel, pode ainda ganhar na valorização do mesmo.
Por algum tempo, os valores dos imóveis vieram caindo. E não tem segredo, é OFERTA x DEMANDA. Quanto maior a oferta e menor a demanda, os valores dos imóveis caem. Quando ao contrário, o valor sobe. Hoje temos, acreditem um aumento na demanda, mas por ainda termos muitos imóveis em oferta os valores estão estagnados. Claro que você pode achar uma oportunidade, em toda crise, em todo momento alias, independente de crise ou não, existem oportunidades.
Hoje boa parte do aumento na demanda consiste na queda da taxa Selic, pelos juros baixos, pela procura de imóveis maiores (a pandemia mostrou que o home office e ter espaços maiores para crianças é essencial), mas também temos mais imóveis a venda, seguindo a linha de pensamento, os menores que serão trocados pelos maiores, proprietários que precisam vender para pagar contas dessa paralização ou até buscarem lugares tranquilos, como na serra por exemplo.
E você, o que acha?