O Bairro mais novo do Rio de janeiro


O bairro do Recreio dos Bandeirantes é relativamente novo, ocupado majoritariamente por moradores de classe média, estando ainda fora dos principais circuitos turísticos do Rio de Janeiro.

Possui belas praias para banho e surf, amplos espaços ao ar livre ao longo da orla para lazer assim como grandes parques e áreas verdes voltadas para preservação ambiental e caminhadas ecológicas.

Trata-se de um bairro com predominância de condomínios de casas em algumas áreas, e prédios baixos na avenida de frente para o mar assim como nos quarteirões próximos. Estes prédios baixos, são uma característica do bairro, sendo praticamente padronizados, já que o "código de obras" ou legislação de construção no bairro foi pensada nestes termos, de não cometer os mesmos erros da zona sul tradicional e nem repetir o esquema de mega condomínios com arranha-céus da Barra da Tijuca.

O bairro é também de certo modo uma continuação da Barra da Tijuca, já que a Praia do Recreio é uma extensão da faixa contínua de areia que vem desde a Barra da Tijuca.
As principais Avenida do Bairro são a Av. das Américas e a Av. Lúcio Costa (antiga Av. Sernambetiba), sendo que ambas as avenidas seguem seu trajeto também ao longo da Barra da Tijuca.

Para quem olha para o lado da Barra da Tijuca, vê ao fundo a Pedra da Gávea e Pedra Bonita, e para quem está na Praia do Recreio e olha para o lado oposto vê uma formação rochosa chamada de Pontal Tim Maia.

É evidente que o bairro foi planejado de acordo com as idéias de urbanismo vigentes no auge da arquitetura moderna no século 20, pensando pouco na escala humana, e colocando o automóvel em primeiro plano. Deste modo, é de certo modo quase impraticável morar em certas partes do do bairro se não possuir automóvel.

Cobertura à venda

Apartamento à venda