Jardim Botânico, para quem gosta do verde
Sendo o bairro cercado por vegetação, estando na encosta do Corcovado, e junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, uma de suas características é ter uma temperatura mais amena que a média de toda a cidade. O bairro leva este nome por causa do horto e reserva ecológica chamada Jardim Botânico, local de pesquisa e cultivo de espécimes da flora do Brasil e do mundo.
Enquanto alguns outros bairros do Rio de Janeiro tem estilos de vida mais voltados para o mar e praias, geralmente os moradores de bairros como Jardim Botânico, Gávea, Cosme Velho e Laranjeiras, assim como Alto da Boa Vista, tem um estilo de vida, pelo menos históricamente, mais voltado para o verde e contemplação da natureza e montanhas.
Geralmente os condomínios residênciais existentes no local são para a classe média alta, tendo os endereços situados nas ruas mais tranquilas do bairro muito valorizados.
O próspero bairro residencial Jardim Botânico leva o mesmo nome do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde os visitantes passeiam pela casa das orquídeas, palmeiras imperiais e vitórias-régias. Ali perto, no exuberante Parque Lage, estão as trilhas arborizadas que levam do Morro do Corcovado à estátua do Cristo Redentor e à floresta tropical do Parque Nacional da Tijuca. A área também tem bares chiques e restaurantes sofisticados famosos por sua culinária.